“Ler é o exercício original inicial para o desenvolvimento de inúmeras atividades, vetor indispensável para a aprendizagem e para a evolução intelectual e um estímulo à capacidade de apreensão da beleza e da arte, bem como da atribuição de sentidos à vida e à aventura cotidiana da humanidade.”
A frase acima é a premissa da biblioteca-laboratório Instituto de Educação e Pesquisa em Arte Sequencial / Gabinete de Leitura HQLab, espaço em Fortaleza onde estão disponíveis para consulta milhares de títulos de revistas em quadrinhos, livros e obras de referências e materiais de áudio e vídeo.
Lançado edital FIQ Games, integrante do BH nas Telas, programa de desenvolvimento do audiovisual.
O edital selecionará projetos para a produção de jogos eletrônicos no formato Game Mobile baseado em Histórias em Quadrinhos de Belo Horizonte.
Serão destinados cento e noventa mil reais, que terá duas etapas. Uma de cadastro de quadrinista que irão disponibilizar propriedade intelectual de suas hqs. Na segunda etapa, proponentes que irão desenvolver os jogos eletrônicos.
Período de inscrições Etapa I-Cadastro de Quadrinistas: 10 de setembro a 24 de setembro de 2019. 4 projetos, R$ 5 mil cada.
Período de inscrições Etapa II-Desenvolvimento de Game Mobile: 15 de outubro a 04 de novembro de 2019. 2 projetos de 85 mil, cada.
A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) tornou público a lista dos Quadrinistas cadastrados e não cadastrados, por meio dos ANEXOS I e II, no EDITAL FSA 2019: FIQ GAMES oriundo do BH NAS TELAS – Programa de Desenvolvimento do Audiovisual de Belo Horizonte, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 22 de agosto de 2019,:
Conheça o Plano Municipal Setorial para a Ilustração e Quadrinhos de Curitiba.
Curitiba tem se mostrado na vanguarda das discussões da política pública para o setor da Ilustração. Além de possuir a Gibiteca e a expressiva Bienal de Quadrinhos, se tornou a primeira cidade brasileira a contar com um Fórum Setorial próprio, apresentado no Plano Municipal de Cultura.
Na construção, agentes culturais da área de ilustração, quadrinhos, animação, caricatura, tatuagem, games e artes visuais. Essa iniciativa garantiu um assento fixo no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Curitiba.
Conheça essa referência de trabalho, com suas definições, diagnósticos, diretrizes e metas construídas em 2016.