HQLab-Gabinete de Leitura

“Ler é o exercício original inicial para o desenvolvimento de inúmeras atividades, vetor indispensável para a aprendizagem e para a evolução intelectual e um estímulo à capacidade de apreensão da beleza e da arte,  bem como da atribuição de sentidos à vida e à aventura cotidiana da humanidade.”

A frase acima é a premissa da biblioteca-laboratório Instituto de Educação e Pesquisa em Arte Sequencial  / Gabinete de Leitura HQLab, espaço em Fortaleza onde estão disponíveis para consulta milhares de títulos de revistas em quadrinhos, livros e obras de referências e materiais de áudio e vídeo.

A história do HQLab inicia-se em 1998 como um acervo anexo da Biblioteca George Washington, no Instituto Brasil-Estados Unidos do Ceará. Vinculada a uma escola de idiomas, ganhou como denominação Biblioteca de Arte Sequencial Richard Felton Outcault, em homenagem ao criador norte americano da tira cômica Yellow Kid, publicada no jornal New York World em 1895. A inauguração contou com a ilustre presença de Álvaro de Moya (1930-2017), professor da ECA-USP e um dos mais importantes teóricos dos quadrinhos no Brasil.

Na identidade da biblioteca, outra ilustre homenagem: Bolão, criação do cartunista cearense Luiz Sá, famoso pelo seu trio Reco-Reco, Bolão e Azeitona.

Entre 1998 e 2000, o espaço atuou no acesso e na difusão, sendo promovidos na biblioteca atividades como lançamentos de revistas, oficinas, exposições, debates, feiras e eventos, entre eles, o Quadrinhos em Festa (1999).

A partir de 2000, o HQLab deixou a sede do IBEU-CE e direcionou seu atendimento para estudiosos, colecionadores e pesquisadores. Aconteceu a capacitação de seu potencial e utilidade, aplicando padrões de sustentabilidade biblioteconômica. Além de espaço climatizado para a preservação do acervo, conta com apoio de monitores-pedagogos que exercem o trabalho de consulta guiada; contadores de histórias para leitura conjunta; facilitadores de leitura para a orientação de reconhecimento de letras, sílabas, palavras e frases. Além de atividades de estímulo à leitura, há a iniciativa de capacitar pedagogos, historiadores, bibliotecólogos e outros profissionais para atuar na facilitação do acesso à leitura a partir dos quadrinhos.

Para ter acesso ao acervo, basta enviar um e-mail para max.krichana@hotmail.com.br  e agendar a sua visita. 

MAX KRICHANÃ

A gestão do HQLab-Gabinete de Leitura é feita pelo paulistano radicado em Fortaleza, Max Krichanã. 

Mestre em Desenvolvimento e Sustentabilidade (Prodema/UFC), psicólogo clínico (PUC-SP), especialista em Psicopedagogia (Christus/CTEC), bacharel em Comunicação Social/Jornalismo (Casper Líbero/SP / Universidade Federal do Ceará), tradutor/professor de Inglês e Espanhol, técnico em Música pelo IFCE-CE e indigenista servidor da Fundação Nacional do Índio / Ministério da Justiça. 

Escreveu para cadernos especiais de A Gazeta Esportiva e Folha de S.Paulo (1988-1990), dirigiu o Jornal da Praia (1990-1996), foi repórter-editor da Gazeta Mercantil (2000-2001), editou o caderno diário “Buchicho” e projetos especiais para o grupo O Povo (revistas “Morar Bem”, “Casa Cor”, “Prêmio Delmiro Gouveia” e outros títulos, entre 2001 e 2008) e foi assessor de Comunicação da CUFA-Central Única das Favelas do Ceará (2008-2010). 

Entre outras criações, roteirizou a graphic novel (inédita) “O sonho de Laurinha”, com arte do ilustrador cearense Kazane, coeditou produções em HQ (consagradas com prêmios HQMix) e folhetos para a Tupynanquim Editora junto ao cordelista, escritor e ilustrador Klévisson Viana.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.