Biografia em quadrinhos de Carolina de Jesus é premiada no Festival de Angoulême

A obra em quadrinhos sobre a escritora Carolina de Jesus, de João Pinheiro e Sirlene Barbosa, recebeu o prêmio especial do Festival de Quadrinhos de Angoulême, o mais importante festival de quadrinhos do mundo. A cerimônia de entrega acontece no dia 24/1, na França.

Carolina tem uma trajetória de sucesso. Foi financiado pelo edital Proac 2014 de apoio a projetos de publicações de livro de São Paulo; publicado pela editora Veneta (2016); indicado para o prêmio Jabuti e HQ Mix (2017); e aprovado pelo Plano Nacional do Livro Didático Literário (2019), o que garantirá sua distribuição em escolas públicas em todo o país.

A HQ conta a história de Carolina Maria de Jesus, autora do Quarto de Despejo, livro que narra o seu o cotidiano na favela do Canindé, onde morava na época. Este livro ficou no topo da lista de mais vendidos e foi publicado em mais 13 países nos anos 1960, em uma época em que o Brasil passava por um período de ditadura militar após o golpe de 64.

A biografia em quadrinhos mostra a infância pobre da escritora em Minas Gerais, sua vida sofrida em São Paulo, a fama, as ilusões, as decepções e o esquecimento.

João Pinheiro é artista visual e autor de histórias em quadrinhos. Publicou os álbuns Burroghs (Veneta, 2015), lançado no Brasil, Turquia e  França, e Kerouac (Devir, 2011). Já colaborou para revistas como Hipnorama (Argentina), Inkshot (Estados Unidos), Serafina, Rolling Stone e Bill (Brasil).

Sirlene Barbosa é doutoranda em Educação pela PUC-SP e professora de língua portuguesa e coordenou sala de leitura em escola de periferia de SP. Responsável pela pesquisa sobre a vida e obra de Carolina que deu embasamento para a produção da revista.

Via Quadrinho.com

1 comentário

  1. Caros Amigos,
    Sou grande amante da banda desenhada e muito gostaria de me inscrever no vosso site para ficar mais actualizado do que publica no Brasil. Aprendi a ler nos primeiros albuns do Tintin que meu pai imprimia para revistas de quadrinhos (banda desenhada em Portugal) como “O Mosquito”, “Cavaleiro Andante”, Mundo de Aventuras”, “Foguetao”, “Zorro”, etc.
    Claro que tambem na edicao portuguesa da revista “Tintin”.
    Vivo em Toronto, Canada, ha 45 invernos.
    Obrigado
    Vasco Oswaldo Santos
    Jornalista, Editor e Tradutor

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.