As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte

As Aventura de Nhô-Quim, ou Impressões de Uma Viagem à Corte foi um dos pioneiros trabalhos do mundo no desenvolvimento de uma narrativa gráfica inovadora, trazendo uma história contada com desenhos em sequências. Contavam as histórias de um jovem de 20 anos chamado Nhô-Quim, morador de uma cidade do interior do país. Filho único de gente rica, o rapaz se apaixona por uma pobre moça, Sinhá Rosa. O pai de Nhô-Quim, desaprovando o romance e manda o filho para um passeio à Corte com a intenção de que ele conheça novos ares e esqueça a Sinhã Rosa. Começa assim uma série de desventuras de um homem ingênuo e trapalhão em uma cidade grande. A história é baseado em uma forte crítica do autor aos problemas urbanos da época, dos costumes sociais e política.

Ao todo, foram publicadas 14 histórias de Nhô-Quim, entre 1869 e 1870, no Jornal A vida Fluminense. 9 capítulos foram desenhados por Angelo Agostini e, posteriormente, mais 5 desenhados por Cândido A. De Faria.

O primeiro capítulo foi publicado no dia 30 de janeiro de 1869 e é considerada a primeira história em quadrinhos publicada no Brasil. A data foi estipulada por pesquisadores da Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas de São Paulo em 1984.Em Belo Horizonte, o Dia do Quadrinho Nacional começou a ser comemorado em 2006, organizado pela Associação Cultural Nação HQ, reunindo artista e fãs de hqs.  Em 2011,  reconhecendo o movimento cultural, BH foi a primeira cidade do país a incluir o Dia do Quadrinho Nacional em seu calendário oficial, através da lei nº 10.071/2011.

– Dia do Quadrinho Nacional em Belo Horizonte
– Angelo Agostini

Angelo-Agostini-Vida-Fluminense-1869-57 Angelo-Agostini-Vida-Fluminense-1869-59 Angelo-Agostini-Vida-Fluminense-1869-61 Angelo-Agostini-Vida-Fluminense-1869-64 Angelo-Agostini-Vida-Fluminense-1869-70 Angelo-Agostini-Vida-Fluminense-1869-81

– Dia do Quadrinho Nacional em Belo Horizonte
Angelo Agostini

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.