Oficina Pequenas Doses de Quadrinhos no Outubro Literário da FMC

outubro-literario

A Nação HQ fará parte do Outubro Literário da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Dando continuidade a oficina “No meio do caminho tinha um quadrinho” que aconteceram em 2014, o Departamento de Coordenação de Bibliotecas e Promoção da Leitura promove dentro do evento Outubro Literário a oficina “Pequenas Doses de Quadrinhos“. São atividades gratuitas, que ocorrerão dentro das bibliotecas da FMC e que também fazem parte da temporada FIQ 2015.

A oficina “Pequenas doses de quadrinhos” é destinada ao público de qualquer idade, onde os participantes aprenderão métodos de construção de uma narrativa gráfica, estimulando a leitura e produção de texto. De modo prático e divertido, primeiro prepara-se um texto que será transformado em um poema gráfico desenhado em quadrinhos de papel e fixados em um barbante. A cada sequência desenhada é feito uma intervenção, propondo novos desafios, levando a história para rumos desconhecidos e explorando a criatividade.

Programação

LOCAL DATA E HORÁRIO
Centro de Referência da Cultura Popular e
Tradicional Lagoa do Nado
10 de outubro, sábado, às 10h
Centro Cultural Salgado Filho 13 de outubro, terça-feira, às 15h
Centro Cultural Urucuia 16 de outubro, sexta-feira, às 14h30
Centro Cultural Lindeia Regina 20 de outubro, terça-feira, às 15h
Centro Cultural Vila Marçola 21 de outubro, quarta-feira, às 14h30
03 de novembro, terça-feira, às 15h
Centro Cultural Zilah Spósito 23 de outubro, sexta-feira, às 14h
Biblioteca Pública Infantil e Juvenil 27 de outubro, terça-feira, às 10h
Centro Cultural São Bernardo 04 de novembro, quarta-feira, às 14h
Centro Cultural Vila Fátima 05 de novembro, quinta-feira, às 13h30
Centro Cultural Padre Eustáquio 06 de novembro, sexta-feira, às 14h
Centro Cultural Venda Nova 07 de novembro, sábado, às 10h
Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira 10 de novembro, terça-feira, às 14h
Centro Cultural Bairro das Indústrias 11 de novembro, quarta-feira, às 9h30
Centro Cultural Pampulha 12 de novembro, quinta-feira, às 14h

 

OUTUBRO LITERÁRIO
(Fonte: Portal PBH)

Em outubro a literatura estará espalhada por Belo Horizonte. A Fundação Municipal de Cultura (FMC) promove o Outubro Literário, evento em comemoração ao livro e à biblioteca, celebrados internacionalmente neste mês e também ao Dia Nacional da Leitura (12/10). A programação terá rodas e clubes de leitura, oficinas, encontros e conversas com escritores, em centros culturais e bibliotecas públicas de todas as regiões da capital. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população. A programação completa está disponível no site www.bhfazcultura.pbh.gov.br.

O Outubro Literário é mais uma ação desenvolvida pela FMC como forma de promover o incentivo à leitura e literatura na cidade. Durante todo o mês, as bibliotecas municipais promovem ações literárias diversas. Crianças e jovens poderão se divertir não somente com a leitura de livros e de histórias, mas também participando de atividades lúdicas. Uma das ações, por exemplo, prevê a criação de histórias em quadrinhos, explorando métodos de construção de uma narrativa gráfica, a partir da leitura de textos e observação de imagens.

Para Fabíola Ribeiro Farias, chefe do departamento de coordenação de bibliotecas e promoção da leitura da Fundação Municipal de Cultura, a leitura literária, como outras linguagens artísticas, nos convida a pensar a vida para além das atividades e obrigações cotidianas, mas problematizando-as também. “Por meio da escrita, nos abre possibilidades para compreender e experimentar os medos, as angústias, os sonhos e os desejos do outro, para entender como e por que as pessoas pensavam de um jeito ou de outro em tempos e lugares distintos dos nossos. Nos mostra a riqueza da língua, que serve para comunicar, mas também para brincar, com sua sonoridade, melodia e imensa possibilidade de criação de sentido. Por esse motivo, a leitura, especialmente a literária, ocupa um lugar importante na política cultural de Belo Horizonte”, conclui.

Programação

pequenas-doses-de-quadrinhos

Confira algumas fotos das atividades:

oficina-lagoa-nado-01 oficina-lagoa-nado-02 oficina-lindeia-01 oficina-lindeia-02 oficina-lindeia-03 oficina-lindeia-04 oficina-urucuia-01 oficina-urucuia-02 oficina-zilah-01 oficina-zilah-02 oficina-zilah-03

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.