A Associação Cultural Nação HQ encaminhou no dia 5 de maio de 2014 uma carta para a Fundação Municipal de Cultura com sugestões para o 9º Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte.
Ref.: SUGESTÕES PARA O 9º FIQ!BH
Belo Horizonte, 05 de maio de 2014
Em primeiro lugar, a Nação HQ parabeniza a Fundação Municipal de Cultura pela realização do Festival Internacional de Quadrinhos, que em sua última edição manteve a qualidade e o status de maior evento de quadrinhos do país, continuando a ser o evento referência do setor e conquistando cada vez mais o respeito internacional.
Aproveitando a oportunidade que a FMC entrou em fase de pré-produção com o anúncio oficial da data de realização do evento em 2015 (de 11 a 15 de novembro) e a escolha da nova curadora do festival (Ana Luiza Koehler), enviamos duas sugestões para a Fundação com o objetivo de contribuir no desenvolvimento da nona edição do festival.
01 – Criação de um calendário de reuniões públicas na fase de pré-produção
O objetivo é manter um constante diálogo entre sociedade civil e poder público, transformando essas reuniões em um fórum de debate sobre o festival. Esses encontros poderiam acontecer no auditório da sede da FMC.
Sugestões de algumas pautas:
– Apresentação oficial de Ana Luiza Koehler e de suas propostas para a curadoria do FIQ;
– Debate sobre o próximo convidado homenageado, com oportunidade da comunidade poder sugerir o nome do próximo homenageado;
– Sugestões de temas para os debates e os painéis da programação da próxima edição.
02 – Criação de editais para seleção de projetos locais
De todos os grandes eventos realizados pela Fundação (FIT, FAN e Virada Cultural), o FIQ é o único que ainda não possui edital de seleção de atividades. Acreditamos que chegou o momento para essa implantação, com o edital direcionado para os artistas que atuam em Belo Horizonte com o objetivo de fomentar a produção local.
Associação Cultural Nação HQ