Os Núcleos de Quadrinhos foram financiados pelo edital de Incentivo à Cultura da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. As aulas aconteceram na Escola Municipal Gracy Vianna Lage, em parceria com o Centro Cultural de Venda Nova, da Regional Venda Nova; no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, em parceria com a Escola Municipal Lídia Angélica, da Regional Pampulha; e no Centro Cultural Padre Eustáquio, da Regional Noroeste.
Os participantes tiveram suas primeiras experiências na criação de uma revista. Todo o desenvolvimento do curso foi pensado para promover a habilidade para trabalhar em equipe, como uma “redação”, com o objetivo de produzir a publicação final.
As aulas foram ministradas por meio de conteúdos teóricos e práticos. No processo de arte-final, todos foram convidados a executar uma parte da hq, por isso, você encontrará vários estilos de traços em uma mesma história.
Cada aluno receberá 50 exemplares desta edição para, se desejar, comercializar e financiar seu próprio fanzine, iniciando um ciclo de autonomia artística. O projeto estimula a formação de núcleos capazes de manter a própria produção, fortalecendo o cenário da produção independente.
Núcleo Lagoa do Nado
Núcleo Venda Nova
Núcleo Padre Eustáquio
Foram realizados 14 atividades de lançamento de revista e oficinas entre maio e agosto de 2017, com um total de público de 258 pessoas.
Conheça o site do projeto: www.nacao.net/nucleosdequadrinhos