Itaú Cultural promove Semana de Gestão e Políticas Culturais em Belo Horizonte

semana-gestao-_-logo

Nova edição do projeto voltado para gestores públicos e produtores culturais reúne nomes de peso para analisar e debater o cenário cultural brasileiro e dialogar com a realidade local da cidade mineira

O Itaú Cultural, em parceria com o Observatório da Diversidade Cultural – ODC e o Centro de Arte Popular – Cemig, promove a Semana de Gestão e Políticas Culturais em Belo Horizonte. Os encontros acontecem entre os dias 31 de março a 04 de abril, no Auditório do Centro de Arte Popular – Cemig, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, e abordam cinco pilares centrais do atual cenário cultural no Brasil: políticas culturais e participação; formação de público da cultura; planejamento e gestão cultural; o criativo e os novos arranjos produtivos na cultura; e cultura, direitos e institucionalidades.

Esta é a vigésima primeira edição desse curso livre, para o qual foram convidados professores e gestores culturais do Ceará, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Totalizando dez profissionais, eles ministram aulas expositivas e apresentam experiências de gestão cultural, tanto no setor público quanto no privado.

Entre os convidados estão Albino Rubim, José Marcio Barros, Bernardo da Mata Machado, Isaura Botelho, Ana Paula do Val, Alexandre Barreto e Humberto Cunha. Os nomes foram escolhidos a partir da relação entre os temas propostos pela Semana e a cena cultural em Belo Horizonte. “Todos são especialistas na área e atuam em território nacional. Discutir a cultura em suas diversas etapas, do criativo às políticas culturais, passando pela formação de público, é um importante exercício para desenvolver o setor no país”, comenta Juliano Januzzi, coordenador do Centro de Arte Popular.

Foram disponibilizadas 65 vagas gratuitas e as inscrições estarão abertas de 24 de fevereiro a 07 de março. Os interessados podem fazer sua inscrição pelo site: www.observatoriodadiversidade.org.br/semanadegestao. A Semana é destinada a todos os profissionais que trabalham na área cultural e têm atuação na gestão e na produção, seja pública ou privada. Os interessados devem apresentar uma carta que comprove sua atuação na área cultural.

Semanas de Gestão

Em seis anos, 21 cidades brasileiras já participaram da Semana de Gestão: São Luiz, Porto Velho, Boa Vista, Rio Branco, Salvador, Aracaju, Maceió, João Pessoa, Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre, Goiânia, São Paulo (três vezes), Macapá, Recife, Bauru, Ribeirão Preto e Presidente Prudente. Neste período, cerca de 2.300 gestores, produtores e profissionais ligados às áreas culturais participaram dos cursos livres que, no total, somam mais de 800 horas de aulas e palestras sobre a cultura nas Semanas de Gestão.

SERVIÇO

Semana de Gestão e Políticas Culturais – Belo Horizonte/MG
De 31 de março a 04 de abril de 2014, das 9h às 18h

Local das atividades: Auditório do Centro de Arte Popular – Cemig no Circuito Cultural Praça da Liberdade – Rua Gonçalves Dias, 1608 – Lourdes, Belo Horizonte – MG (em frente ao Cine Belas Artes).

Inscrição gratuita.
Vagas: 65
Período de inscrição: de 24/02 a 07/03/14, no site: www.observatoriodadiversidade.org.br/semanadegestao
Divulgação do resultado da seleção: 21/03/14, também no site.

Informações:

Tel.: (31) 3222-3231 – Centro de Arte Popular Cemig
info@observatoriodadiversidade.org.br
www.centrodeartepopular.mg.gov.br

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.