Núcleos de Quadrinhos Nação HQ

Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte
Go to Pare. Pare e respire. Agora, veja.

Pare. Pare e respire. Agora, veja.

Com os quadrinhos, a Nação HQ encontrou a sua maneira de pular as janelas, extrapolar tudo que foi limitado e criar um novo mundo naquele vazio do lado de fora (um vazio cheio demais para ser chamado de nada).

Go to Sobre o projeto

Sobre o projeto

As histórias em quadrinhos têm se mostrado uma atrativa e acessível forma de expressão cultural. Com sua linguagem ágil e leve, é possível abordar temáticas variadas, utilizando a união entre as artes visuais e a literatura.

Go to Uma pequena introdução ao curso

Uma pequena introdução ao curso

Ao tratarmos das histórias em quadrinhos, encontramos elementos desafiadores que permeiam a criatividade e o trabalho da criação. Entre eles, o enredo, as personagens e a narrativa visual.

Go to Nação HQ

Nação HQ

Associação Cultural Nação HQ

Projeto FPC 140/2014

Sobre a revista

As aulas dos Núcleos de Quadrinhos aconteceram na Escola Municipal Gracy Vianna Lage, em parceria com o Centro Cultural de Venda Nova, da Regional Venda Nova; no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, em parceria com a Escola Municipal Lídia Angélica, da Regional Pampulha; e no Centro Cultural Padre Eustáquio, da Regional Noroeste.

Revista
Núcleos de Quadrinhos Nação HQ
200 páginas
21×15 cm
Capa: 4×4 – supremo 250g
Miolo: PeB -off set 90g

ISBN: 978-85-93562-00-6

Leia a REVISTA.

  • Publicaram histórias na revista

  • Por núcleo

  • Por núcleo

Equipe

Nação HQ

Wilson Gontijo

Professor, roteirista, quadrinista e animador
Presidente da Nação HQ. Quadrinista responsável pelas revistas Sanka, o samurai jamaicano e O Tratado da Autêntica Cereja. Trabalha no desenvolvimento de material audiovisual para cursos de ensino a distância. Formado em Artes Visuais pela UFMG, com habilitação em Cinema de Animação.

Paloma Leite

Editora, redatora, tradutora e publicitária.
Vice-presidente da Nação HQ. Formada em Publicidade e Propaganda pela Newton Paiva. Integrante da Nação HQ desde 2010, é responsável pelo anime.com.br. Trabalha como tradutora para site de seriados asiáticos. Não faz ideia de como veio parar aqui, mas faz ideia de onde quer parar depois disso.

Sílvio Romero

Professor, quadrinista, designer gráfico e roteirista
Quadrinista e designer gráfico. Em 1991, com 16 anos, integrou o grupo de fanzineiros Mutanóides Associados, criando o primeiro zine digital de BH. Residiu no Ceará, onde fez quadrinhos com o Grupo Gattai (Sobral/CE). Retornou para BH, onde trabalha como designer gráfico freelancer.

Ric

Coordenador do projeto e quadrinista
Ilustrador e quadrinista. Formado em Licenciatura em Desenho e Plástica – Escola de Design/UEMG. Trabalha com design gráfico e ilustração no Estúdio Nanquim. Participa da Nação HQ, desde 2004, atuando em defesa de políticas culturais voltadas para os quadrinhos.

Marcela Werkema

Ilustradora e animadora
Ilustradora e animadora Formada em Artes Visuais, com habilitação em Cinema de Animação pela UFMG, atuou por vários anos como diretora de arte e de animação no projeto Universidade das Crianças – UFMG. Atualmente, trabalha como animadora e ilustradora freelancer.

Alex Soares

O Caixa
Fotógrafo Formado em Design Gráfico pela Escola de Design/UEMG. Reponsável pelo registro fotográfico da Nação HQ ao longo de sua história. Roteirista da revista Meltalgenesis.

Andrezão

Maldito aldeão camponês do vilarejo
A gente sabe pouco sobre ele e sua origem. Também não sabemos qual a sua função na Nação HQ. Só sabemos que ele é indispensável.

Programação