Décima edição do FIQ em 2017 pode ter verba reduzida

No dia 7 de março de 2017 aconteceu a 55ª reunião Conselho Municipal de Política Cultural de Belo Horizonte – COMUC. Entre as pautas estavam a apresentação do calendário de elaboração do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e a proposta de reprogramação orçamentária para o Exercício 2017.

No documento apresentado ao COMUC sobre a execução orçamentária para 2017, a Fundação Municipal de Cultura está colocando em discussão um repasse de 800 mil reais para a execução do 10º Festival Internacional de Quadrinhos. 

O valor é 125 mil reais a menos do que a edição de 2015, que contou com o repasse de 925 mil reais, além de outros recursos, como a venda de stands.

As discussões sobre o orçamento da cultura acontecerão dentro do COMUC, em reuniões que acontecem na primeira terça-feira de cada mês. E depois, este orçamento é enviado pelo executivo para a Câmara Municipal de Belo Horizonte, onde acontecerá nova rodada de debate.

ATUALIZAÇÃO 06/04/2017 – FIQ corre o risco de não acontecer

Em reunião pública realizada na quarta, dia 05/04, na Câmara Municipal de Cultura, na apresentação sobre o orçamento da FMC para 2017, o FIQ não constava na planilha de execução, correndo o risco de não acontecer em 2017.

ATUALIZAÇÃO 12/04/2017 – Confirmação

Na página oficial do facebook, último dia 12 de abril, a Prefeitura de Belo Horizonte confirmou a realização do FIQ.

No dia 28 de abril de 2017, a prefeitura confirmou a realização do festival no comunicado do conteúdo do Programa de Metas do Município, Gestão 2017-2020:

Cultura

• Aprimorar a qualidade dos serviços ofertados nos 17 Centros Culturais do município, valorizando as ações de formação, requalificando a acessibilidade e renovando a programação cultural nas nove regionais da cidade;

• Democratizar a cultura para a população de periferia, destinando 51% dos recursos de incentivo fiscal e do Fundo Municipal de Cultura para projetos que ocorram nos Centros Culturais de periferia, Teatros e Cinemas do Município, com utilização de mão de obra local;

• Ampliar a oferta de programação do Conjunto Moderno da Pampulha e entorno, garantindo exposições e atividades permanentes no Museu de Arte da Pampulha (MAP), Museu Casa Kubitschek e Casa do Baile;

• Garantir a realização de eventos culturais de destaque no município, dentre eles: Descontorno Cultural realizado anualmente; Festival Internacional de Teatro – FIT realizado em 2018 e 2020, Festival de Arte Negra – FAN realizado em 2017 e 2019, Festival Internacional de Quadrinhos – FIQ realizado em 2017 e 2019, Festival Internacional de Literatura realizado em 2017 e 2019 e Virada Cultural realizada anualmente.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.