BH pode receber primeiro encontro sobre Mulheres e Quadrinhos do Brasil

lady-comics

Site Lady’s Comics usa financiamento coletivo para tirar projeto do papel

Press Release

Já é possível apoiar o projeto 1º Encontro Lady’s Comics – Transgredindo a representação feminina nos quadrinhos, criado pelo site Lady’s Comics que, há 4 anos, fala sobre mulheres e HQs. O evento é inédito no Brasil e, se atingir a meta via Catarse (site de financiamento coletivo), propõe uma programação intensa para 25 de outubro, em Belo Horizonte.

Em um dia inteiro de debates, exposições, oficinas, painéis e espaço para venda de quadrinhos, o encontro recebe quadrinistas de vários cantos do país, inclusive da capital mineira, já conhecida por abrigar bons eventos da área. Entre os convidados, há diversificados nomes, como Afonso Andrade (Coordenador do FIQ), Chiquinha, Ana Luiza Khoeler, Bianca Pinheiro, Ryot, Lucas Ed. e outros. As oficinas também vão ser ministradas por quadrinistas reconhecidas no meio e serão divulgadas durante o tempo de financiamento, que é de 50 dias.

Segundo as integrantes do site Lady’s Comics as quantias para o apoio ao projeto são diferenciadas, para que todos possam ajudar. “Além de contribuir com a realização do encontro, o apoiador recebe algumas recompensas, que vão desde popcards, marcadores e posters à bolsas, cadernos, oficinas e, claro, a entrada”, afirmam. Todos os objetos são feitos com desenhos exclusivos de artistas que fizeram parceria para ajudar. São elas: Ana Luiza Khoeler, Beatriz Lopes, Cátia Ana, Cris Eiko, Diana Helene, Fefê Torquato, Gabi LoveLove6, Giovana Medeiros, Irena Freitas, Luyse, Samanta Flôor e Montserrat, Simone e Sylvia (Studio Seasons).

Interação com público

Além de mesas e debates, a programação, que já foi fechada, é interativa e proporciona ao público a possibilidade de trocar experiências. Esse é, inclusive, o nome de um dos painéis. Trata-se de Troca de Saberes: experimentações de traço e roteiro, com abertura de Lu Cafaggi, em que o participante (mediante à uma inscrição) pode mostrar seu trabalho, contar sua história e compartilhar seus anseios. Por isso, as realizadoras do projeto pedem ao público que leve seu portfólio, um slide com seu trabalho ou um vídeo sobre algo que tenha produzido.

Link para o Catarse: http://www.catarse.me/pt/ladyscomics

Confira a programação completa:

8h – Abertura
9h – Mesa: Quadrinhos e erotismo – Desconstruindo signos masculinos
Sirlanney | Gabi | Samanta Coan | Thais Gualberto
10h30 – Mesa: Investigando personagens femininas
Lucas Ed. | Natânia | Afonso Andrade
12h30 – ALMOÇO
14h – Painel: Troca de Saberes: experimentações do traço e roteiro.
Abertura com Lu Cafaggi
15h30 – Debate: Transgredindo a representação feminina nos quadrinhos
Ana Luiza Khoeler | Mariamma | Chiquinha | Cynthia Bonacossa
17h – Mesa: Mídias transgressoras contra mercados uniformes
Ricardo Tokumoto | Ana Mancini | Beatriz Lopes | Bianca Pinheiro
18h30 – O resultado do encontro e considerações finais
20h – Encerramento

Programação permanente:
Intervenção: Você protagonista da sua história

Durante todo o evento uma câmera estará posicionada para quem quiser falar da sua experiência como quadrinista ou como leitor de HQ’s. Será o momento para contar alguma situação engraçada, diferente ou de descoberta que você teve por meio das histórias em quadrinhos. Esses relatos serão editados e postados em nosso canal no YouTube.

Exposição
Os participantes vão construir uma exposição ao longo do evento. Teremos bastante papel à disposição para quem quiser fazer uma tirinha, um cartum, ou uma graphic novel. O participante deve ficar a vontade para usar o material que tiver. Mas depois tem que ficar tudo penduradinho no varal, pra todo mundo ver!

Intervenção: Roteirizando
Num cantinho, os participantes terão um espaço para escrever sobre as impressões acerca do evento, sugestões para os próximos eventos, um poema ou o que estiver sentindo no momento. O importante é deixar registrado as diversas conclusões para construirmos juntos uma memória desse dia. Tudo o que for registrado vai virar um editorial, disponibilizado pra todos.

História do site
O Lady’s Comics foi criado em Belo Horizonte em setembro de 2010 com o intuito de apresentar quadrinistas mulheres e personagens femininas. Seu lançamento teve um exposição feita com cerca de 60 quadrinistas com o tema “mulheres e quadrinhos” em uma escola de Artes Visuais de Belo Horizonte.

Em 2011, os membros do site foram convidados para mediar uma mesa no Festival Internacional de Quadrinhos – FIQ com as quadrinistas Erica Awano, Adriana Melo, Chiquinha e a colorista Cris Peter, todas referências no mercado. Nesses mais de 3 anos o site contou com entrevistas de quadrinistas já renomadas e de novas artistas de dentro e fora do país. Sempre fazendo um resgate histórico para a construção da identidade das artistas que não possuem seu devido reconhecimento.

Foram apresentados talentos como Ana Luiza Khoeler e Lu Cafaggi, além da criação de uma rede de mulheres, que em 2013 se encontraram no FIQ para debaterem o assunto.

Neste mesmo evento, representantes do site tiveram mesas em que debateram o tema Mulheres e Quadrinhos mais uma vez. Fruto das experiências com o Lady’s Comics, a jornalista Mariamma Fonseca inaugurou uma gibiteca em sua cidade natal (Eunápolis – BA), com oficinas de História em Quadrinhos. Junto com os membros do site ela tenta viabilizar um evento para que, ainda este ano, possam reunir um número maior de mulheres quadrinistas da América Latina para debater o tema “mulheres e quadrinhos”.

Membros
Incialmente o Lady’s Comics foi composto por Mariamma Fonseca (Jornalista), Samanta Coan (Designer) e Luciana Cafaggi (Jornalista e Quadrinista). Em seguida passou a contar também com a participação de Samara Horta (Jornalista e Analista de Mídias Sociais).

Link para projeto no Catarse: http://www.catarse.me/pt/ladyscomics
Site Lady’s Comics
Endereço: www.ladyscomics.com.br
Criação: 2010
Membros:
Mariamma Fonseca
Samanta Coan
Samara Horta
E-mail de contato: ladyscomics@gmail.com

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.